DOSE DE MOTIVAÇÃO: Uma história de perseverança, determinação e superação. Prova viva de que os estudos valem, sim, muito a pena. Assista o vídeo abaixo e confira você mesmo a história deste brasileiro digno e vitorioso.
terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
O Segredo e os Dez Mandamentos para Passar em Concursos (William Douglas)
- William Douglas¹ -
![]() |
[Texto publicado no nosso antigo blog: www.jusceut.blogspot.com] |
Fui aprovado, depois, sete vezes, cinco delas em primeiro lugar. Em um passe de mágica o "patinho feio" se transformou no "cara". Legal, mas mais legal ainda foi ter meu emprego estável, com status, plano de saúde, horários definidos, fins de semana e feriados. Então, começou uma romaria: todos me perguntavam "qual o segredo" para passar. Todos queriam dicas, macetes, o "caminho das pedras". Sou cristão e procuro seguir a Bíblia; ela diz que aquele que sabe fazer o bem e não faz comete pecado (Tiago 4:17). Se eu sabia alguma coisa sobre como passar, era meu dever como cristão ajudar o próximo. Daí, a primeira coisa que precisava contar era que não existe segredo! A palavra segredo dá a idéia de fórmula milagrosa, mágica, recursos especiais a que apenas alguns têm acesso mediante sorte, dinheiro, amizade ou influência.
Como estudar para vencer não tem segredos. O que existe e funciona é um conjunto de atitudes e técnicas somadas ao esforço pessoal. É sobre isso que este livro discorre (o autor do texto se refere a obra "Como passar em Provas e Concursos" - William Douglas). É preciso desenvolver uma visão sistemática e abrangente das técnicas e otimização do estudo e do desempenho, o que facilita em muito alcançar o sucesso. Então, escrevi o primeiro livro sobre o assunto: Como passar em provas e concursos. O livro virou best-seller, já vendeu mais de 110.000 exemplares. Fiquei famoso, fui ao Jô Soares, Fantástico, jornais, revistas... falei para mais de meio milhão de concursandos em palestras e virei o "guru dos concursandos". E continuam me perguntando qual o segredo...
Outra coisa que perguntavam era se eu poderia resumir o livro. Passei anos me recusando (de 1998 a 2006), dizendo que era preciso olhar todas as técnicas. Curvei-me, contudo, aos pedidos: fiz o Guia de Aprovação em Concursos, resumo do "livro grande", que já vendeu cerca de 30.000 exemplares. Gostaram do resumo. É útil, vale a pena, mas continuo achando que não tem segredo e que o resumo (de qualquer matéria, seja ela Direito Constitucional ou Técnicas de Estudo) serve sim, mas para começar o estudo e para revisar, mas que é necessário estudar nos "livros grossos". A gente se acostuma com eles, acredite.
Outra coisa que sempre me pediam era para ensinar a vencer a "guerra dos concursos". Na minha opinião, o concurso não é uma guerra, mas uma escolha. Você não compete com os outros, mas consigo... mas, mesmo assim, escrevi um livro sobre a arte da guerra para concursos, respeitando a visão de quem quer aprender a guerrear por sua vaga.
Em 1999, já tinha sucesso profissional mas estava obeso, hipertenso e infeliz. Tive que ter firmeza e me adaptar de novo. Resolvi correr a Maratona de Nova York , 42 km a pé! Para conseguir foi difícil, mas saí desse desafio mais magro, saudável e feliz, além de escrever mais um livro (A Maratona da Vida – Um manual de superação pessoal). Além de me pedirem "o segredo", outra coisa que está se tornando comum é me pedirem os dez mandamentos para passar em concursos. Ai, ai, ai, isso não existe! Da última vez que me perguntaram eu resumi em um mandamento: leia meu livro (o grosso) e siga seus conselhos. Querer mais que isso seria procurar "segredos", "mágicas" e "milagres". Disse para quem me perguntava, uma jornalista, que um dos grandes problemas da nossa cultura, do brasileiro, é o imediatismo e achar que as coisas vêm de graça. Dizem que é porque nos acostumamos à fartura de peixe e de água do coco, à prodigalidade de nossa terra etc, e não nos acostumamos a trabalhar. Não sei a razão, mas sei o fato: o brasileiro às vezes não se esforça, dá o "jeitinho", "leva vantagem em tudo" e, claro, "até muda de cerveja". Esse tipo de brasileiro vive à procura de uma solução rápida, simples (que dificilmente aparece).
Até na política, tem muita gente procurando um "salvador da pátria". Salvador que eu conheça, meus amigos, só Jesus. O resto é promessa. Se você está agindo assim, camarada, mude, pois quem age assim não passa em concurso. Há, felizmente, um outro tipo de brasileiro: "gente que faz", gente que se esforça, que supera barreiras, que dá a volta por cima. Esse é o time que vence, a fonte de aprovados. E para você entrar nesse grupo é uma questão de vontade. Não depende de raça, cor, origem social, opção sexual, religião, história familiar, não depende de nada senão da decisão de melhorar de vida, de pagar o preço para o amanhã ser melhor. Depende apenas de escolher qual semente você joga na terra. E ir semear, semeando de manhã e de tarde, sempre. A colheita vem, eu asseguro. Você colhe o que planta e, mais que isso, você colhe na medida em que semeia: quem planta muito, colhe muito; quem planta pouco, colhe pouco. Quem planta vento colhe tempestade, quem planta estudo e dedicação colhe sucesso, emprego, segurança e remuneração. Você é o semeador de sua vida, presente e futura.
Claro que acho interessante a idéia de "dez mandamentos". É legal, sim, mas quem achar que a coisa é tão simples está mal informado, e minha função de professor e a função desse veículo de comunicação que você está lendo é exatamente orientá-lo para que você realize seus sonhos. "Só" os dez mandamentos não vão lhe dar o seu cargo. É preciso mais do que isso. Feitas essas observações, curvo-me mais uma vez e apresento o segredo para passar em concursos e uma lista de dez mandamentos. O segredo é esse: juntar firmeza e adaptação. Seja firme em seus propósitos e sonhos, em seu caráter... e adapte-se, aprenda, evolua. Eis o segredo, já que você quer um. Quanto aos dez mandamentos para passar, alerto que eles servem para ter sucesso não só em concursos, mas em qualquer área da vida. São eles:
1- Abandone os pensamentos negativos e fique bem com você. Visualize os seus sonhos.
2- Saiba que você pode melhorar sua vida: saúde, emprego, relacionamentos... Basta querer e ter força de vontade para transformar objetivos em realidade. Planeje-se e aja.
3- Conquista requer trabalho. Abra mão de alguns prazeres agora para ter outros melhores no futuro. Pense: se você fizer o que sempre fez vai ter os mesmos resultados que sempre teve. Trabalhe duro pelo seu sucesso.
4- Minimize os problemas com sabedoria. Um exemplo simples: cortar um pão com uma faca cega demora cinco minutos, com uma faca afiada apenas um. Se você quer passar em concurso, adquira conhecimento e treino. Estude e faça exercícios.
5- Exercite seu cérebro e sua memória. Eles são instrumentos poderosíssimos.
6- Administre o tempo. Esteja por inteiro no que faz. Divida suas atividades em duas categorias: as que podem esperar e as que não podem. O concursando de sucesso é o que estuda muito, estuda bem, mas também separa algum tempo para a saúde, família e lazer.
7- Equilibre-se. As pessoas se preocupam cada vez mais em consumir, ter bens materiais e cada vez menos com o seu próprio corpo e mente. Questiona-se: Você tem equilíbrio emocional? Sente-se bem com o seu corpo? O primeiro ambiente favorável para as conquistas é o de um corpo e uma mente equilibrados.
8- "Quem com porcos anda, farelo come"; quem quer melhorar de vida tem que se juntar com pessoas que querem melhorar de vida. Esse é um jeito de investir no que você quer ser. Escolha bem suas companhias.
9- A diferença entre o sonho e a realidade é a quantidade certa de tempo e trabalho. Aprenda a trabalhar e a ter paciência para colher os resultados.
10- Não existe conflito entre a intelectualidade e sucesso e a relação com Deus. Minha experiência me mostrou que Ele existe e quer se comunicar conosco. Constatei que as pessoas que têm sucesso são as que conseguiram chegar a um bom relacionamento com a divindade. Deixe Deus ajudar você.Se você reparar, o título desse artigo é o chamativo "segredo para passar", fiz o resumo que me pediram do "livro grande", estou lançando um livro sobre a "arte da guerra para concursos" e, hoje, redigi um "segredo" e os "dez mandamentos". Estou me adaptando. Mantive minhas idéias mas tive humildade e me esforcei para alcançar o que desejo: me comunicar com o meu semelhante. Adaptei-me para passar nos concursos, para correr e emagrecer e correr a maratona, me adaptei hoje, aqui. Adaptei-me e continuo me adaptando. Isso faz parte do grande ciclo da vida. Não me adaptei e nem vou me adaptar a um monte de coisas: fome, corrupção, materialismo etc. Em alguns pontos, serei sempre o mesmo, terei firmeza. Mas adaptar-se a estudar, a se organizar, a administrar o tempo e a vida, a estudar o que é preciso, a fazer simulados e as provas, a aprender como lidar com tudo isso... isso é uma adaptação importante, honrosa e necessária para você ter sucesso. Faça-a.
Ou, como diria meu amigo Michael Jordan: Just do it
¹ William Douglas, juiz federal/RJ, Mestre em Estado e Cidadania – UGF, Especialista em Políticas
Públicas e Governo – EPPG/UFRJ, professor e escritor.
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
Jornada Virtual de Direito Civil - Dias 13 a 15/03 - Envio de trabalhos até 02/03
![]() |
Jornada Virtual de Direito Civil |
Estão abertas as inscrições para a Jornada Virtual de Direito Civil, que será realizada nos dias 13 a 15 de março. A Jornada contará com a apresentação de trabalhos de juristas do Brasil e do exterior. Interessados em enviar trabalhos devem fazê-lo até o dia 02 de março de 2012, pelo e-mail:diretoria@ambito-juridico.com.br. Certificados serão de provavelmente de 20 a 25 horas/aula.
As inscrições estarão abertas até quarta-feira, dia 14/03.
Para participar da Jornada Virtual de Direito Civil siga as instruções abaixo:
1. Acesse o Âmbito Jurídico, em http://www.ambito-juridico.com.br e clique em login;
2. Coloque seu login (e-mail) e senha na área de identificação e tecle em entrar;
3. Clique em ensino e em seminários, e você será direcionado a página dos seminários, em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=seminarios;
4. Nesta página, clique sobre o título do seminário que pretende se inscrever, e logo em seguida em inscrever-se agora;
5. Você será direcionado a página de pagamento e inscrição. Leia atentamente a página. O valor da inscrição é de R$ 25,00 e pode ser pago de duas maneiras:
1. Acesse o Âmbito Jurídico, em http://www.ambito-juridico.com.br e clique em login;
2. Coloque seu login (e-mail) e senha na área de identificação e tecle em entrar;
3. Clique em ensino e em seminários, e você será direcionado a página dos seminários, em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=seminarios;
4. Nesta página, clique sobre o título do seminário que pretende se inscrever, e logo em seguida em inscrever-se agora;
5. Você será direcionado a página de pagamento e inscrição. Leia atentamente a página. O valor da inscrição é de R$ 25,00 e pode ser pago de duas maneiras:
5.1. Por meio de depósito ou transferência bancária para o Âmbito Jurídico;
5.2. Por meio de cartão de crédito pelo site do pagseguro. Solicita-se que somente utilize o pagseguro para pagamentos com cartão de crédito.6. Leia atentamente as normas de participação.Se você esqueceu sua senha ou tem qualquer dúvida entre em contato com o Âmbito Jurídico pelo formulário de contato da página ou clique aqui (http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=contato). Programa científico
Estará publicado até o dia 06/03 na página da Jornada, clique aqui. Data limite para envio de trabalhos: 02/03.
Mais informações:
Acesse a página do seminário, clique aqui.
---
Esta Postagem foi indicada por uma colaboradora. Quer colaborar também? Basta indicar o link nos comentários abaixo.
terça-feira, 21 de fevereiro de 2012
Responsabilidade Civil (Curso em videoaulas - Saber Direito)
Olá, amigos!
Nesta postagem optamos por trazer mais um curso em videoaulas disponibilizado pelo Programa Saber Direito, da TV Justiça no Canal Saber Direito (YouTube). As aulas disponibilizadas pelo referido programa tem se consolidado ao longo dos anos como excelente material para estudo e aprofundamento teórico. Com isso, milhares de estudantes tem tirado proveito delas. A facilidade e gratuidade para acesso, a flexibilidade para estudo (24 hs disponível) e a qualidade indiscutível dos professores e da produção dos vídeos tem contribuído muito para isso.
Neste curso, dividido em 28 vídeos de curta duração, o Prof. Dr. Nelson Rosenvald (Procurador de Justiça do MP/MG e Professor do Curso Praetorium) ensina com maestria os principais conceitos e discussões doutrinárias acerca da Responsabilidade Civil. Sob a ótica da sua didática apurada, o estudante terá muito mais facilidade em compreender as diversas nuances do tema. Vale a pena conferir!
Abraços e bons estudos a todos!
Marcos Landim - editor
*Instruções para Assistir os videos
1. Pause o vídeo enquanto carrega e assita-o por completo após carregar2. Após assistir por completo aparecerá na mesma janela uma miniatura com a continuação do vídeo (ex.: "Responsabilidade Civil 1.2"), daí bastará clicar e repetir o procedimento para assistir o vídeo.
3. Caso queira, você poderá ver todos os vídeos numa sequência, diretamente do YouTube. Para ver os 28 vídeos na ordem CLIQUE AQUI
sábado, 18 de fevereiro de 2012
Curso de Direito Empresarial (Curso Saber Direito - Professor Vinícius Gontijo)
Neste curso (dividido em 5 videoaulas) o professor Vinícius Gontijo fala sobre Direito Empresarial, trazendo noções gerais e discussões doutrinárias sobre o tema. A aula foi exibida no programa Saber Direito, da TV Justiça, e encontra-se disponível no canal do Saber Direito no You Tube. Entre os assuntos discutidos estão o conceito de empresário, a existência de um ramo do direito especialmente criado para a proteção dele, uma análise de como devem ser tratadas as relações jurídicas dos empresários entre si, com o Estado e com o cidadão comum. Você verá ainda a distinção entre empresa e empresário, a teoria da preservação da empresa e sua implementação na nova lei de falência e muito mais.
sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012
Direito do Trabalho - (AudioJus)
Olá, amigos!
Em homenagem a uma amiga minha, futura Procuradora do Trabalho, realizo a nossa primeira postagem: Um Curso de Direito do Trabalho em áudio. O Material, disponibilizado pelo site estudando.webnode.com.br, traz noções gerais acerca do Direito do Trabalho. Assim, não se presta a aprofundamento, mas é ideal para iniciantes (num primeiro contato com a disciplina) e iniciados (para fins de revisão) nos estudos acerca da disciplina Justrabalhista.
Assinar:
Postagens (Atom)